Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Em um mês extremamente agitado, e de muitos altos e baixos, o Grêmio do técnico Renato Portaluppi, após a vitória sobre o Criciúma no último fim de semana, encerrou o calendário de jogos do mês de agosto. No total, em sete jogos disputados, em três competições (Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão), o Tricolor somou quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Vamos relembrar tudo o que passou nesse período:
Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfim conseguiu sair da zona do rebaixamento, tendo conquistado três vitórias em quatro confrontos, disputando dois deles, com a equipe reserva. Com essas três vitórias, em cima do Athletico-PR, Cuiabá e Criciúma, além do Tricolor ter conseguido se distanciar da zona do rebaixamento por 5 pontos, também quebrou um uma estigma que vinha acompanhando o clube neste campeonato: A falta de vitórias fora de casa.
Antes desse mês, o Grêmio ainda não havia conquistado nenhuma vitória fora de casa, e hoje, já acumula três vitórias longe do seu mando de campo. Entretanto, por mais que o Tricolor não estivesse jogando dentro da Arena, por conta das consequências da enchente, a única partida na qual o clube disputou no seu mando de campo, no Estádio Alfredo Jaconi, foi superado pela boa equipe do Bahia pelo placar de 2×0, que contou com a infalível lei do ex, partindo do ex-jogador gremista, Thaciano.
Apesar da equipe gremista ter se saído muito bem no Brasileirão e estar fora dos perigos da zona do rebaixamento, nas Copas o cenário foi completamente diferente. Tendo sido pintado como favorito nas duas competições, contra Corinthians e Fluminense, na Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente, o Tricolor Gaúcho não confirmou essa expectativa e foi eliminado das duas competições, sendo nas duas eliminado na cobrança das penalidades.
Pela Copa do Brasil, contra a limitada equipe do Corinthians, podendo decidir em casa, o tricolor após empatar em 0x0 nos dois confrontos, ida e volta, foi eliminado das oitavas de final nas penalidades após Edenilson, Cristaldo e Pavón desperdiçarem suas cobranças.
Já pela Libertadores, também nas oitavas de final e novamente nas penalidades, a eliminação acabou sendo mais amarga. Após vencer de virada, em casa , pelo placar de 2×1, e largar com vantagem no confronto, o Grêmio deixou ser derrotado na partida da volta, no Maracanã, por 2×1. Nas penalidades, desta vez, Nathan Pescador e Franco Cristaldo (novamente), desperdiçaram suas cobranças encerrando de vez a participação gremista nas copas.
O mês de agosto gremista nos entregou 5 artilheiros, com 4 deles dividindo a liderança com 2 gols marcados. Monsalve, Gustavo Nunes, Braithwaite e Reinaldo encerraram esse período com 2 gols marcados cada. Gustavo Martins vem logo atrás com um gol marcado.
O time de Renato Portaluppi volta à campo no próximo domingo (1°), diante do Atlético-MG, às 11h, no jogo que marca o retorno da Arena.
No Ar: